A organização “Carbon Disclosure Project” (CDP) distinguiu 88 cidades do mundo pelos seus esforços no sentido de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Nesse lote “Classe A” estão três portuguesas: Águeda, Porto e Braga.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que apoia investidores, empresas, cidades e regiões a gerir os impactos ambientais.

Segundo a organização, este grupo de metrópoles “continuam a intensificar as suas ações e ambições ambientais, sabendo que precisamos construir resiliência com urgência e reduzir rapidamente as emissões para proteger o planeta, a economia e os cidadãos”.

A CDP destaca o facto das 88 cidades em questão terem feito “grandes progressos desde a assinatura do Acordo de Paris, demonstrando que uma ação impactante e urgente é possível. Essas cidades elevaram os seus esforços, definindo metas ambiciosas e adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas”.

Para ver quais são as localidades distinguidas clique na imagem, em baixo:

Em novembro último a lista tinha sido divulgada e esta semana decorreu a entrega dos prémios CDP Europe Awards 2021.

Pode assistir ao evento aqui.

Das 88 cidades distinguidas pela CDP, que representam uma população de quase 125 milhões de pessoas, 34 situam-se na Europa.

Na Europa, a Dinamarca é a nação que apresenta o maior número de localidades com melhor pontuação, num total de seis.

Em segundo lugar entre os países europeus está a Suécia (5 cidades) e em terceiro lugar a Finlândia (4 cidades).

Surgem depois Espanha e Portugal, com três localidades cada.

Número de cidades tem variado

O número de cidades na “Lista A” da CDP tem oscilado. Por exemplo, em 2015 foram 44 as localidades a figurar na “Lista A”. Em 2018, foram 43 as localidades premiadas. Em 2019, foram 105 os municípios destacados pela CDP. Na mais recente revisão, de 2020, que a CDP fez à sua análise passaram a ser 88 as metrópoles premiadas na “Lista A”.

Em 2019, Lisboa, Sintra e Guimarães tinham sido as localidades portuguesas a receber o galardão “Classe A”. No entanto, nenhuma das três autarquias conseguiu este ano revalidar a distinção.

Artigo anteriorToyota atribui financiamento a projeto de biodiversidade português
Próximo artigoUnião Europeia instada a promover uso de hidrogénio verde por navios