Numa apresentação mundial virtual, a Porsche desvendou o Taycan Cross Turismo.

Este modelo é uma versão mais versátil e de estilo crossover do elétrico Taycan.

Tal como a berlina Taycan, o Taycan Cross Turismo beneficia de um conjunto propulsor com arquitetura de 800 volts.

A Bateria Performance Plus, a qual tem uma capacidade total de 93,4 kWh, é sempre de série.

A nova tecnologia de topo do chassis, com tração integral e suspensão pneumática adaptativa asseguram também um comportamento dinâmico mesmo fora de estrada.

Mais quarenta e sete milímetros de espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro e mais 1.200 litros de capacidade de carga tornam o Cross Turismo num modelo mais versátil do que o Taycan.

“Em 2019, enviámos um sinal com a estreia do nosso primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico,” afirmou Oliver Blume Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, durante a estreia mundial da nova variante. Blume acrescenta: “Vemo-nos como pioneiros na mobilidade sustentável: em 2025, metade de todos os veículos que iremos entregar a clientes terão um conjunto motriz eletrificado – sejam totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Em 2020, um em cada três veículos que vendemos na Europa tiveram um conjunto motriz eletrificado. O futuro pertence à mobilidade elétrica. Com o Taycan Cross Turismo, estamos a dar outro grande passo nessa direção”.

Gama Cross Turismo: quatro versões

Estão disponíveis quatro versões do modelo logo no lançamento.

A gama é composta da seguinte forma:

O Taycan 4 Cross Turismo com 280 kW (380 cv), potência em overboost com Launch Control de 350 kW (476 cv), aceleração 0-100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h, autonomia (WLTP) de 389 – 456 km;
O Taycan 4S Cross Turismo com 360 kW (490 cv), potência em overboost com Launch Control de 420 kW (571 cv), aceleração 0-100 km/h em 4,1 segundos, velocidade máxima de 240 km/h, autonomia (WLTP) de 388 – 452 km;
O Taycan Turbo Cross Turismo com 460 kW (625 cv), potência em overboost com Launch Control de 500 kW (680 cv), aceleração 0-100 km/h em 3,3 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia (WLTP) de 395 – 452 km;
O Taycan Turbo S Cross Turismo com 460 kW (625 cv), potência em overboost com Launch Control de 560 kW (761 cv), aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia (WLTP) de 388 – 419 km.

A tração integral e a suspensão pneumática adaptativa são de série nas quatro versões.

Pacote Offroad

O opcional Pacote de Design Offroad aumenta a altura ao solo em até 30 mm para o veículo poder ser conduzido em pisos de todo-o-terreno. O “Modo Gravel”, oferecido de série, incrementa a capacidade para o novo modelo circular sobre pisos irregulares.

Quanto custa?

O Taycan Cross Turismo vai ser lançado no verão. Em Portugal, os preços começam nos 97.582 euros.

► Apresentação tecnológica

A estreia mundial deste novo Porsche elétrico teve lugar no Hyperbowl Studio no Munich Trade Fair Centre. Consiste num espetacular estúdio junta o mundo do cinema e a realidade: uma parede LED curva a 270 graus, com 40 metros de comprimentos e 5,5 metros de altura, é combinada com uma cobertura em LED para proporcionar uma superfície de ecrã com 478 metros quadrados e 70 milhões de pixels. A estreia mundial pode ser visualizada neste vídeo aqui, em baixo:

Artigo anteriorGreve Climática Estudantil convoca nova mobilização pelo clima em Portugal
Próximo artigoParticipe no estudo UVE e Welectric sobre a mobilidade elétrica