Já são conhecidos os três projetos vencedores do e-Waste Open Innovation, programa de capacitação e mentoria da LG e da ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, que desafia startups a criarem soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

Assim, entre os cinco projetos selecionados para a última fase, os três vencedores são:

► Trash for Goods: uma plataforma de Gamification que premeia práticas sustentáveis;

► Phone Hut: uma solução de “recommerce” através de ecoponto “smart”;

► e o Byewaste, uma plataforma tecnológica que facilita a reutilização e reciclagem do e-waste num contexto porta-a-porta.

Com o primeiro lugar, a Trash for Goods recebeu 15 mil euros. O segundo lugar da competição foi premiado com 3500 euros e o terceiro classificado levou 1500 euros.

Objetivo da inciativa e-Waste

O e-Waste Open Innovation nasceu com o objetivo de consciencializar os portugueses para a importância de neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, como o lixo eletrónico – apenas 15% a 20% é reciclado a nível mundial.

O programa procurou distinguir soluções e programas de encaminhamento dos REEE e reconversão dos hábitos de reciclagem deste tipo de equipamentos, bem como soluções e ferramentas tecnológicas que permitissem incentivar e facilitar o processo de reciclagem deste tipo de equipamentos, garantindo o seu correto tratamento e reciclagem, evitando que terminem em circuitos informais.

A ideia dos prémios eram, igualmente, de distinguir soluções tecnológicas e iniciativas que permitissem definir incentivos (monetários e não monetários) que fomentem de forma significativa as boas práticas de reciclagem deste tipo de resíduos.

Artigo anteriorBeja, Bragança e Castelo Branco vão ter novos postos ultrarrápidos
Próximo artigoGulbenkian disponibiliza vídeos self-service e recursos para o 1º ciclo

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of