Conhecido o calendário da temporada inaugural da elétrica PURE ETCR

0
Conhecido o calendário da temporada inaugural da elétrica PURE ETCR

O PURE ETCR, o primeiro campeonato de veículos de turismo totalmente elétricos, e o Eurosport anunciaram esta segunda-feira o calendário provisório da temporada inaugural de 2021.

O calendário, composto por cinco jornadas, arrancará na Europa em junho e terminará na Ásia em outubro.

No PURE ETCR as corridas gerão um formato de “batalha” eliminatória.

Os fins-de-semana das provas do PURE ETCR

O Autódromo Vallelunga Piero Taruffi em Itália irá acolher o primeiro evento desta nova competição de carros de turismo entre os dias 18 e 20 de junho, uma data escolhida para oferecer as melhores condições e evitar ser adiada ou cancelada devido à pandemia mundial.

Xavier Gavory, Diretor do PURE ETCR, afirma estar encantado “por apresentar o calendário da temporada inaugural do primeiro campeonato de turismos multimarca totalmente elétricos do mundo; algo que foi extremamente difícil devido à incerteza criada pela pandemia mundial, e que obrigou a muita flexibilidade. Graças aos incansáveis esforços da nossa equipa e à colaboração das partes interessadas, é com grande orgulho que anunciamos este calendário, que mistura circuitos tradicionais clássicos, circuitos urbanos muito exigentes e lugares totalmente modernos em todos o espetro das corridas em circuito. Ao competir em países com uma base de fãs de turismos consolidada, bem como visitando mercados de automobilismo em crescimento, estamos confiantes de que teremos muitos novos fãs a conhecer o PURE ETCR. Estamos a falar dos carros de turismos mais potentes alguma vez fabricados, que vão competir num inovador formato de circuito eliminatório e tenho a certeza de que as corridas vão ser muito renhidas, como se espera de uma modalidade destas. Estamos impacientes por começar a poder mostrar ao mundo o quão emocionantes podem ser as corridas de carros elétricos”.

A segunda das cinco etapas terá lugar no Circuito de Zolder, na Bélgica, entre os dias 2 e 4 de julho.

Segue-se uma jornada em Espanha, no Circuito Motorland de Aragão, no fim-de-semana posterior, coincidindo com o WTCR.

A batalha na pista continua na Dinamarca a 8 de agosto com o Grande Prémio de Copenhaga; Bellahøj receberá a primeira corrida em circuito urbano do PURE ETCR.

A temporada ficará concluída após a corrida realizada no Circuito Inje Speedium, na Coreia do Sul, novamente coincidindo com o WTCR, e onde será coroado o Rei ou Rainha do PURE ETCR. A não perder entre os dias 15 e 17 de outubro.

Compromissos de sustentabilidade

Graças a uma filosofia de transporte marítimo que é 100 vezes menos prejudicial para o meio ambiente que o transporte aéreo, o calendário do PURE ETCR garante que a viagem para a Ásia se realiza no final da temporada.

É um dos compromissos de sustentabilidade nos quais assenta a temporada; outros incluem o uso de pneus Goodyear para todo o tipo de clima que reduz os níveis de produção e transporte, e o uso de geradores de hidrogénio, o que garante a utilização exclusiva de eletricidade descarbonizada no processo de recarregamento.

Vallelunga, em Itália, inaugura a primeira temporada desta competição de turismos totalmente elétricos

Relativamente à transmissão da competição, os fãs poderão desfrutar de todas as corridas, em direto, em 75 territórios graças a um acordo de transmissão com o Eurosport, e serão ainda adicionados mais pacotes de cobertura em direto em todo o mundo antes do arranque da nova temporada.

 
Calendário-PURE ETCR 2021

1. 18-20 de junho – Autódromo Vallelunga Piero Taruffi, ItálIa
2. 2-4 de julho – Circuito Zolder, Bélgica
3. 9-11 de julho – Motorland Aragão, Espanha
4. 6-8 de agosto – Copenhagen Historic Grand Prix, Dinamarca*
5. 15-17 de outubro – Inje Speedium, Coreia do Sul

* Pendente de homologação do circuito