Em temos de confinamento, a tecnologia tem demonstrado ser uma aliada para estreitar laços.

Com as crianças em casa devido à interrupção das aulas forçada pelo agravar da pandemia, deixamos uma sugestão de atividade, com uma componente didática e tecnológica, que poderá suscitar interesse junto dos mais novos (e admiração dos mais crescidos).

Qual o aspeto que têm, quase com um pormenor de célula, um painel fotovoltaico e a pintura “Rapariga com Brinco de Pérola”?

Hirox é um fabricante de microscópios de elevada resolução que, para demonstrar os seus produtos, tem vindo a analisar com a máxima resolução os mais diversos objetos, dando-nos uma perspetiva única de cada um.

No Welectric, fazemos um apanhado de matérias orgânicas e inorgânicas que, uma vez ampliados a potentes microscópios, mostram toda uma outra fascinante aparência.

Eis alguns desses exemplos que pode descobrir por estes dias, com a assinatura da Hirox:

Um dos projetos mais fascinantes que a Hirox desenvolveu foi uma imagem em panorama do famoso quadro “Rapariga com Brinco de Pérola”, do pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675), numa resolução de 10 gigapixels verdadeiramente fascinante, em duas versões 2D e 3D.

O clássico quadro realista do século XVI foi captado por mais de 9.100 fotos pelo microscópio 3D Hirox da empresa com um detalhe de quatro mícrons, revelando cada racha e gota de tinta com um detalhe absolutamente incrível.

Certas regiões da pintura foram captadas com detalhes ainda maiores usando os recursos 3D do microscópio. Para esses, cada pixel equivale a 1,1 mícron, criando uma espécie de topografia da tela.

Para a criação desta foto, o software Hirox moveu a lente automaticamente para cima e para baixo com alta precisão, capturando uma série de imagens em diferentes pontos de foco e combinando-as numa imagem única, totalmente focada.

Este exame microscópio realizado pela Hirox permite rastrear o desgaste da pintura e analisar restauros anteriores.

Nestes tempos de inatividade escolar, deixamos a sugestão de descobrir este quadro, com toda a segurança, usando o computador e sem sair de casa.

https://www.micro-pano.com/pearl/

microscópios

Artigo anteriorVolvo vai ajudar Gotemburgo a tornar-se uma cidade neutra em carbono
Próximo artigoSchneider Electric converte restaurante McDonald’s em modelo de sustentabilidade

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of