A Porsche está a lançar aquela que será a quarta variante da sua berlina desportiva totalmente elétrica, Taycan. Trata-se do Taycan (assim, sem sufixos ou outra designação), a versão base, de acesso à gama, a qual se junta ao Taycan Turbo S, Taycan Turbo e Taycan 4S.

A característica principal desta nova versão do Taycan é o facto de se apresentar com tração traseira.

Da esquerda para a direita: Taycan, Taycan 4S, Taycan Turbo e Taycan Turbo S

O modelo base está disponível com dois modelos de bateria: a bateria Performance, com uma capacidade bruta de 79,2 kWh, é de série. A bateria Performance Plus está disponível como opção. A sua capacidade bruta é de 93,4 kWh.

A autonomia, de acordo com o ciclo WLTP, é até 431 km (bateria Performance) ou 484 km (bateria Performance Plus).

Com a bateria Performance, de série, o novo modelo de entrada tem uma potência nominal de 240 kW (326 cv) que, em overboost com Launch Control, atinge 300 kW (408 cv); com a opcional bateria Performance Plus, a potência nominal é de 280 kW (380 cv), sendo que, em overboost com Launch Control, a potência chega a 350 kW (476 cv)

Como mais jovem membro da família, o Taycan inclui, desde o início, as novas funcionalidades introduzidas nas outras versões com a mudança de model year. Por exemplo, a função Plug & Charge permite carregamentos e pagamentos mais simples, sem a necessidade de utilizar um cartão ou uma app: assim que o cabo de carregamento é conectado, o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação Plug & Charge. Em seguida, o processo de carregamento inicia-se de forma automática. Os pagamentos são também processados automaticamente.

Carregador de bordo com 22 kW

Tal como nas outras versões do Porsche Taycan, a lista de equipamento opcional integra elementos como o head-up display a cores e o carregador de bordo com 22 kW de capacidade de carga.

Com o serviço Functions on Demand (FoD), os proprietários de um Taycan podem adquirir variadas funcionalidades de assistência ou conforto. Em alternativa, têm a possibilidade de as solicitar por um período de tempo limitado. Esta solução funciona depois de o veículo ser entregue e para a sua configuração original.

A ativação online significa que não é necessário visitar um Centro Porsche. Atualmente, isto é possível para o Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), Direção Assistida Plus, Assistente Ativo de Manutenção na Faixa e Porsche InnoDrive.

0-100 km/h em 5,4 segundos

O Taycan acelera dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos, seja qual for a especificação da bateria.

A velocidade máxima é de 230 km/h em ambas as configurações de bateria, enquanto a capacidade máxima de carregamento é de 225 kW (Bateria Performance) ou de 270 kW (Bateria Performance Plus). Significa isto que ambas as baterias podem ser carregadas de cinco a 80% SoC em 22,5 minutos e que a energia para percorrer 100 km é obtida em apenas cinco minutos.

O motor síncrono permanente, colocado no eixo traseiro, é o mesmo que é utilizado no Taycan 4S. O inversor opera até 600 amperes.

Adicionalmente ao motor síncrono permanente colocado no eixo traseiro, a arquitetura da transmissão inclui também uma caixa de duas velocidades.

O que distingue esta versão

Em termos exteriores, as caraterísticas que distinguem o Taycan dentro da gama são as jantes Taycan Aero de 19” e as pinças de travão em preto.

O spoiler do para-choques dianteiro, as saias laterais e o difusor traseiro em preto são os mesmos que encontramos no Taycan 4S. Os faróis em LED são de série.

De série, o Taycan oferece um interior parcialmente em pele, assim como bancos dianteiros comfort com regulação elétrica em oito vias e duas bagageiras: 84 litros à frente e 407 litros atrás.

Quanto custa?

Os primeiros Porsche Taycan de tração traseira irão chegar aos Centro Porsche a partir de meados de março de 2021.

Em Portugal, os preços começam nos 87.127 euros, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado.

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