Várias empresas de logística estão a participar num projeto-piloto em Praga, capital da República Checa, um sistema de distribuição de encomendas recorrendo a bicicletas de carga com suporte totalmente elétrico.

Para já, são sete as distribuidoras aderentes (Dachser, DHL Express, PPL, DPD, GLS, CCCB partner MessengerCZ e Rohlík.cz), havendo indicação de que mais quatro se juntarão a este grupo, no início de 2021.

Os sete operadores de logística que integram, para já, o projeto em Praga

Em Praga, o recém-construído micro-hub “Depot.Bike”, localizado na estação de metro Florenc, é o centro de operações deste projeto baseado em Pedelec (“Pedal Electric Cycles”).

A Dachser é um operador de logística a nível global, com sede na Alemanha. 

Uma das empresas aderentes é a Dachser, a qual tem implementado métodos de entrega alternativos, nomeadamente em algumas das principais cidades europeias, como Paris, Málaga e Estugarda, possuindo igualmente “experiência relacionada com o uso de bicicletas de carga elétricas em muitas cidades europeias, pelo que a decisão de lançar um projeto-piloto em Praga foi óbvia – embora a cidade não tenha imposto quaisquer restrições de circulação”, afirma Jan Pihar, Managing Director European Logistics da Dachser na República Checa.

Ainda assim, este sistema de entregas em contexto real, permite que a empresa fique mais bem preparada para eventuais futuras restrições à circulação de mercadorias no centro de Praga.

“A substituição gradual de pequenos veículos de entrega convencionais é uma solução sustentável para aliviar o tráfego em Praga e melhorar o problema da poluição atmosférica. Este tipo de contribuições vai ao encontro da política de sustentabilidade da empresa”, conclui Jan Pihar.

As fases do projeto

Na fase inicial do projeto, a Dachser planeia abastecer as zonas pedestres no distrito 1 de Praga.

Dachser combina diferentes veículos elétricos numa rede inteligente

Todas as manhãs, os camiões trazem as entregas do dia da filial da Dachser em Kladno – a cerca de 30 km de Praga – para o micro-hub “Depot.Bike”, que são depois distribuídas individualmente de bicicleta.

Em etapas posteriores, espera-se que a adaptação deste sistema seja gradualmente alargada aos distritos 4, 5 e 7 de Praga – apoiada por camiões elétricos para entregas de paletes mais pesadas e volumosas, destinadas a lojas de moda, farmácias e, ainda, lojas de bricolage.

As bicicletas – que têm um espaço de carga de 1,2 metros de altura, 0,4 metros de largura e conseguem transportar até 250 quilos – serão inicialmente utilizadas apenas para entregas embaladas em caixas, mas, no futuro, a empresa planeia utilizar, também, paletes que vão sendo desembaladas ao longo do percurso de entrega.

A Dachser espera, assim, tornar Praga numa zona “Dachser Emission-Free Delivery”, através da integração de vários veículos elétricos numa rede inteligente.

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