A Europa e a América Latina vão ficar mais próximas do que nunca, tudo graças à EllaLink. Uma plataforma ótica que se destaca por oferecer conectividade de alta capacidade numa rota transatlântica de baixa latência exclusiva.
A mais recente proposta apresentada pela EllaLink consiste num sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração. Um mecanismo que chegou este mês a Fortaleza, no Brasil.
Brevemente será o momento de também Portugal ser brindado com este cabo de fibra ótica com tecnologia de ponta da EllaLink. Quando isso acontecer, a Europa e a América Latina passarão a estar ligadas a partir de Sines.
Além disso, a chegada deste cabo ao nosso país “proporcionará um nível de conectividade internacional sem precedentes”, assegura a EllaLink em comunicado.
Sistema de cabos EllaLink oferece várias vantagens
A rede EllaLink foi desenvolvida com o objetivo principal de dar resposta às crescentes necessidades dos mercados europeu e latino-americano. O seu novo sistema de cabos submarinos oferece múltiplas vantagens que passamos a salientar.
Este proporciona, por exemplo, uma conetividade de baixa latência para cobrir a crescente necessidade de dados. Além disso, traz melhorias tanto para as plataformas de telecomunicações como para os serviços na Cloud. A própria indústria de gaming e todos os tipos de negócios digitais poderão beneficiar do grande potencial do sistema de cabos submarinos EllaLink.
A estação da EllaLink está associada ao Sines Tech – Innovation & Data Center Hub. Um espaço que oferece acesso facilitado a terreno economicamente viável e redes de alta densidade de energia. Assim como a rotas alternativas de fibra ótica de alta disponibilidade para Madrid e Lisboa.
Além disso, este Hub disponibiliza um local robusto e seguro para a ligação de cabos submarinos e desenvolvimento de Data Centers. Algo especialmente relevante para a EllaLink tendo em conta o seu mais recente projeto.
Planos de expansão da rede EllaLink
Segundo garante a própria empresa, todo o Brasil vai ser abrangido pela rede EllaLink. Esta estender-se-á por todo o país a partir da região do Ceará, “ligando os pontos principais em São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o grupo.
Tal como já referimos este serviço também vai chegar, em breve, à Europa. A EllaLink comprometesse a criar ligações seguras a Data Centers em Lisboa, Madrid e Marselha. Projeto no qual a plataforma ótica conta com o apoio dos seus parceiros Equinix e Interxion.
A EllaLink planeia ainda conectar a ilha da Madeira a Cabo Verde. Além disso, já está a estudar a viabilidade de outros pontos de ligação com Mauritânia, Marrocos e nas Ilhas Canárias. Relativamente a datas, a empresa avança que “o sistema EllaLink ficará disponível no segundo trimestre de 2021”.

Deixe um comentário