A Toyota acaba de anunciar que vai apresentar um SUV 100% elétrico de tamanho médio baseado na sua nova plataforma, chamada e-TNGA (electric-Toyota New Global Architecture). O modelo ainda não tem nome anunciado, mas deverá assemelhar-se em dimensões ao atual RAV4, cuja fotografia usamos para abrir este artigo.

O construtor refere que dará mais detalhes nos próximos meses, apresentando a marca, neste momento, apenas uma silhueta estilizada e detalhes da arquitetura da plataforma.

Silhueta estilizada do futuro SUV médio Toyota EV

O modelo, ainda sem nome revelado, será baseado na plataforma dedicada a veículos elétricos, e-TNGA da Toyota.

O SUV será, aliás, o primeiro de seis BEV planeados para usar a nova plataforma e-TNGA que a Toyota co-desenvolveu com a Subaru.

O modelo ainda sem nome deverá ser semelhante em tamanho ao atual RAV4.

O facto de ser altamente versátil, a nova plataforma é facilmente adaptável a uma variedade de diferentes produtos.

O princípio básico deste género de arquiteturas (utilizado cada vez mais na indústria automóvel) é que vários elementos-chave permanecem fixos enquanto outros variam. Esta abordagem permite variação na largura, comprimento, distância entre eixos e altura do veículo. Ou seja, uma mesma base, diferentes géneros de modelos.

Plataforma modular global para BEV da Toyota, e-TNGA

Tração dianteira, traseira ou total

A plataforma e-TNGA também pode ser definida com tração dianteira, traseira ou às quatro rodas e com uma ampla gama de capacidades de bateria e motor elétrico para se adequar a vários tipos de veículos e finalidades.

Usando esta abordagem versátil, o tempo de desenvolvimento de diferentes variantes de produtos pode ser reduzido e modelos diferentes podem ser desenvolvidos em paralelo.

Preparado para a produção

A Toyota avança que o primeiro modelo baseado na e-TNGA já foi desenvolvido e está a ser preparado para produção.

A produção será realizada na fábrica de veículos zero emissões – ZEV (Zero Emission Vehicles) Factory da Toyota no Japão.

Relativamente a este anúncio, Koji Toyoshima, Diretor Adjunto, da Fábrica ZEV da Toyota Motor Corporation refere que, “em breve, a Toyota dará o próximo passo no lançamento da sua futura gama de veículos 100% elétricos (BEV). Nos próximos meses, será apresentado o primeiro modelo – um SUV de tamanho médio totalmente novo. A versatilidade e flexibilidade da tecnologia e-TNGA permite-nos projetar e criar veículos que não sejam apenas 100% elétricos, mas também automóveis com uma condução envolvente e com design atraente”.

Que outros BEV Toyota?

Para além da gama de furgões (que aqui demos conta), a Toyota já tinha afirmado, anteriormente, que a sua gama de EV será diversificada. Assim, outros modelos previstos para recorrerem  plataforma e-TNGA irão incluir um SUV compacto (a ser desenvolvido com a Suzuki), um crossover, um SUV grande, um sedan e um MPV.

A Toyota também está a investir na pesquisa de baterias de estado sólido, estimando lançar um BEV “produzido em massa” usando esta tecnologia “na primeira metade da década de 2020”.

Artigo anterioriX: como nasceu o projeto que guiará os futuros elétricos BMW
Próximo artigoLexus testa próximos EV e explica nova tecnologia de tração que usará

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of