A Toyota acaba de anunciar que vai apresentar um SUV 100% elétrico de tamanho médio baseado na sua nova plataforma, chamada e-TNGA (electric-Toyota New Global Architecture). O modelo ainda não tem nome anunciado, mas deverá assemelhar-se em dimensões ao atual RAV4, cuja fotografia usamos para abrir este artigo.

O construtor refere que dará mais detalhes nos próximos meses, apresentando a marca, neste momento, apenas uma silhueta estilizada e detalhes da arquitetura da plataforma.

Silhueta estilizada do futuro SUV médio Toyota EV

O modelo, ainda sem nome revelado, será baseado na plataforma dedicada a veículos elétricos, e-TNGA da Toyota.

O SUV será, aliás, o primeiro de seis BEV planeados para usar a nova plataforma e-TNGA que a Toyota co-desenvolveu com a Subaru.

O modelo ainda sem nome deverá ser semelhante em tamanho ao atual RAV4.

O facto de ser altamente versátil, a nova plataforma é facilmente adaptável a uma variedade de diferentes produtos.

O princípio básico deste género de arquiteturas (utilizado cada vez mais na indústria automóvel) é que vários elementos-chave permanecem fixos enquanto outros variam. Esta abordagem permite variação na largura, comprimento, distância entre eixos e altura do veículo. Ou seja, uma mesma base, diferentes géneros de modelos.

Plataforma modular global para BEV da Toyota, e-TNGA

Tração dianteira, traseira ou total

A plataforma e-TNGA também pode ser definida com tração dianteira, traseira ou às quatro rodas e com uma ampla gama de capacidades de bateria e motor elétrico para se adequar a vários tipos de veículos e finalidades.

Usando esta abordagem versátil, o tempo de desenvolvimento de diferentes variantes de produtos pode ser reduzido e modelos diferentes podem ser desenvolvidos em paralelo.

Preparado para a produção

A Toyota avança que o primeiro modelo baseado na e-TNGA já foi desenvolvido e está a ser preparado para produção.

A produção será realizada na fábrica de veículos zero emissões – ZEV (Zero Emission Vehicles) Factory da Toyota no Japão.

Relativamente a este anúncio, Koji Toyoshima, Diretor Adjunto, da Fábrica ZEV da Toyota Motor Corporation refere que, “em breve, a Toyota dará o próximo passo no lançamento da sua futura gama de veículos 100% elétricos (BEV). Nos próximos meses, será apresentado o primeiro modelo – um SUV de tamanho médio totalmente novo. A versatilidade e flexibilidade da tecnologia e-TNGA permite-nos projetar e criar veículos que não sejam apenas 100% elétricos, mas também automóveis com uma condução envolvente e com design atraente”.

Que outros BEV Toyota?

Para além da gama de furgões (que aqui demos conta), a Toyota já tinha afirmado, anteriormente, que a sua gama de EV será diversificada. Assim, outros modelos previstos para recorrerem  plataforma e-TNGA irão incluir um SUV compacto (a ser desenvolvido com a Suzuki), um crossover, um SUV grande, um sedan e um MPV.

A Toyota também está a investir na pesquisa de baterias de estado sólido, estimando lançar um BEV “produzido em massa” usando esta tecnologia “na primeira metade da década de 2020”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of