A mais recente bateria de testes de colisão (crash-tests) do consórcio europeu Euro NCAP analisou a capacidade de segurança garantida pelos 100% elétricos Mazda MX-30 e pelo Volkswagen ID.3.

Ambos os modelos receberam a pontuação de segurança máxima de “5 estrelas”, com o MX-30 (o primeiro modelo 100% elétrico da Mazda) a alcançar  um score de 91% nos domínios da proteção de adultos e de 87% na proteção de crianças. Já o Volkswagen ID.3 conseguiu um resultado de 87% na proteção de adultos e 89% na proteção de crianças.

Em termos de proteção aos chamados utilizadores vulneráveis (peões e ciclistas), o MX-30 obteve 68% e o ID.3 recebeu 71%.

No que concerne à eficácia das tecnologias de segurança e de assistência à condução, o modelo japonês obteve 73% e o veículo germânico teve 88%.

Regras mais exigentes

Os testes de segurança efetuados em 2020 pelo Euro NCAP obedecem a mais rigorosas regras de avaliação, examinando os progressos efetuados ao nível da proteção de ocupantes e em termos da melhoria da proteção contra os impactos decorrentes de acidentes, inerentes às mais avançadas tecnologias de assistência à condução.

Os vídeos que disponibilizamos em baixo mostram o modo como, tanto o SUV elétrico japonês, como o citadino elétrico alemão, reagiram às diferentes colisões a que foram sujeitos. É, essencialmente, a “prova dos nove” da segurança, segundo o Euro NCAP.

Mazda MX-30

 

Volkswagen ID.3

 

Artigo anteriorHá duas novas cadeias de retalho que vão vender e-bikes Peugeot
Próximo artigoCientistas obtêm fibras de nylon inteligentes e capazes de gerar energia