A marca elétrica Polestar, do Grupo Volvo, voltou a ser premiada. Desta feita, um dos mais recentes prémios pode até ser considerado surpreendente por ter sido atribuído na Alemanha e num “feudo” habitualmente dominado pelos construtores alemães.

Passando a explicar: o Polestar 2 ganhou a categoria “Luxo” no prémio alemão de “Carro do Ano 2021” (GCOTY – German Car Of The Year).

O Polestar 2 convenceu o júri “por uma grande margem” na categoria Luxo, onde foram avaliados os modelos com um preço inicial acima de 50.000 euros.

“Armada elétrica”: 3 vitórias em 5 categorias

De resto, nesta eleição germânica, o Polestar 2 liderou uma “armada elétrica” que convenceu o júri independente, composto por 18 jornalistas especializados em automóveis e que julgou um total de 72 veículos que foram lançados desde o final de 2019.

Com efeito, das cinco categorias em disputa, três delas foram ganhas por veículos elétricos.

Luxo – Polestar 2
Premium – Volkswagen ID.3
Novas energias – Honda e

As outras duas categorias tiveram como vencedores modelos não EV: BMW Alpina B3 (Performance); e Volkswagen Golf (segmento compacto).

Da esquerda para a direita: BMW Alpina B3, VW Golf, Honda e, Polestar 2 e VW ID.3

Os membros do júri avaliaram os participantes de forma independente de acordo com vários critérios, como design, prazer de condução, capacidade motora, manobrabilidade, qualidade, conforto, caráter prático, segurança, ecológico, infotainment, relevância e relação preço/desempenho.

Os cinco vencedores das categorias passam agora para a ronda final de votação para o título de “Carro Alemão do Ano 2021” que será dado a conhecer neste mês de novembro.

Refira-se que este galardão “Carro Alemão do Ano” em 2019 foi para o elétrico Jaguar I-Pace e em 2020 foi para o também elétrico Porsche Taycan.

“Sempre foi um nosso objetivo trazer mais do que apenas uma alternativa elétrica para o mercado: desenvolver um automóvel que inspire os clientes com o seu design, inovação e desempenho”, refere Thomas Ingenlath, CEO da Polestar. “Estamos orgulhosos que o júri tenha reconhecido a Polestar 2 desta forma”, reforça a sua ideia.

 

Sistema de infotainment distinguido no Reino Unido

Entretanto, no Reino Unido, a Polestar também recebeu uma distinção, com o sistema de infotainment em estreia no Polestar 2 a receber o galardão “Motoring Innovation of the Year Award”.

Este prémio foi atribuido pelo Sunday Times que escolheu o sistema da Polestar pela sua velocidade de funcionamento, clareza, simplicidade e facilidade de utilização.

O Polestar 2 é o primeiro automóvel a incluir o sistema Android Automotive com integração da  Google. Para além de utilizar um touch-screen de 11 polegadas, o comando de voz do Google Assistant pode ser utilizado para controlar algumas aplicações como o Spotify, por exemplo. Além disso, o automóvel é capaz de se ajustar às preferências do utilizador no momento disponibilizando as suas pesquisas mais frequentes.

“Foi uma jogada de mestre da Polestar ao fechar um acordo com a Google para criar o primeiro sistema Android totalmente integrado. A integração no Polestar 2 é harmoniosa com as funções do carro – exibindo não só a carga eletrica restante mas também a integração de aplicativos familiares como Spotify, Audible e Google Podcasts. No futuro, outros automóveis irão apresentar estas funcionalidades, mas o Polestar 2 será sempre recordado como pioneiro”, afirma Will Dron, do Motoring Innovation Award.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of