A Skoda anunciou o seu o primeiro modelo de produção 100% elétrico a ser baseado na plataforma modular MEB de carros elétricos do Grupo Volkswagen, o Enyaq iV.

O SUV tem 4649 mm de comprimento, 1879 mm de largura e uma altura de 1616 mm. A distância entre eixos é de 2765 mm e o porta-bagagens tem uma capacidade de 585 litros.

Em termos de dimensões, posiciona-se entre um Karoq e um Kodiaq.

O SUV elétrico da Skoda tem três versões de bateria e cinco níveis de potência que variam entre 109 e 225 kW (148 e 306 cv). Pode ser escolhido com tração traseira ou integral.

Versões de baterias e motores

O nível de entrada Enyaq 50 iV está equipado com um motor traseiro de 109 kW e tração traseira; o seu binário máximo é de 220 Nm. A sua bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 55 kWh (útil de 52 kW) e tem uma autonomia de até 340 km.

Por seu lado, equipado com uma bateria de 62 kWh (útil de 58 kWh), o Enyaq 60 iV de 132 kW pode percorrer até 390 km; o seu binário máximo é de 310 Nm.

O SUV oferece tração traseira ou integral, com uma autonomia até 510 km no ciclo WLTP com um único carregamento.

Já o Enyaq 80 iV tem uma potência de 150 kW, binário de até 310 Nm e autonomia até 510 km no ciclo WLTP, a maior oferecida pelo SUV elétrico da Skoda.

A bateria de 82 kWh (rede de 77 kWh) também é utilizada nas duas variantes de tração integral – combinada com o segundo motor elétrico no eixo dianteiro, o Enyaq 80x iV debita 195 kW e o IV Enyaq RS produz 225 kW. Ambos os modelos têm uma autonomia de 460 km.

A marca esclarece que o seu SUV pode puxar reboques com peso até 1400 kg (8% de declive) ou 1200 kg (inclinação de 12%). O RS, o mais potente Enyaq iV, pode puxar um reboque com peso até 1400 kg; para isso, o SUV pode ser equipado com uma barra de reboque eletricamente retrátil (disponível como opcional).

O Enyaq RS iV acelera em arranque parado até 100 km/h em 6,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h.

A bateria de 82 kWh, que tem uma capacidade nominal de 77 kWh, pode ser carregada de 5 a 80% em 38 minutos em postos de carregamento rápidos DC.

Em casa, o Enyaq iV pode ser “reabastecido” durante a noite, usando uma wallbox AC de até 11 kW; dependendo do tamanho da bateria, este processo demora de seis a oito horas.

Em síntese: as autonomias anunciadas são de 340 km (Enyaq iV 50), 390 km (Enyaq iV 60), 460 km (Enyaq iV 80x), 460 km (Enyaq iV RS) e 510 km (Enyaq iV 80).

O SUV tem uma capacidade de carregamento rápida de até 125 kW.

Edição de lançamento, Founders Edition

O modelo terá uma edição especial de lançamento, a Founders Edition, limitada a 1895 unidades (numa alusão ao ano de fundação do construtor), para comemorar os 125 anos de sucesso da marca.

Essa edição será numerada, com o volante de pele multifunções a receber uma placa Founders Edition.

A marca oferece três versões da sua Wallbox para carregamento em casa.

Esta versão de estreia do Enyaq iV, a Founders Edition estará disponível na primavera de 2021.

Em diversos países já é possível pré-encomendar o modelo base e outras variantes.

Em termos de jantes, o modelo tem opções com uma dimensão entre 18 e 21 polegadas. Estranho é o facto do Enyaq 50 iV ser proposto com jantes de aço de 18 polegadas de série, enquanto todos os outros modelos estão equipados com jantes em liga leve. Ao todo, um total de oito diferentes jantes estão disponíveis.

Versão Founders Edition
A Founders Edition está disponível nas variantes Enyaq 60 iV e Enyaq 80 iV, ambas equipadas com jantes em liga Aquarius de 21 polegadas, e pode ser encomendado nos acabamentos metalizados Black Magic e Arctic Page 28 of 29 Silver. No Enyaq RS iV, a versão Founders Edition está equipada com a denominada Crystal Face, que inclui uma grelha frontal iluminada, de série. Para o Enyaq 80 iV e Enyaq 80x iV, está disponível como opção. A frente do modelo é iluminada por 130 LED. A Founders Edition está disponível em duas variantes de motor/bateria e duas cores. Também está disponível com jantes de 21 polegadas, aventais dianteiros e traseiros desportivos e o interior ecoSuite Design Selection em materiais processados de forma sustentável.

 

Interior: mais espaço que no Octavia

O construtor refere que o Enyaq iV oferece uma quantidade de espaço interior semelhante à de um Skoda Kodiaq (SUV de segmento D), apesar de ser mais curto em comprimento do que um Octavia.

No Enyaq iV, as Design Selections substituem os clássicos níveis de acabamentos. O Enyaq 50 iV de nível de entrada começa com o design Studio. A opção Loft é de série para o Enyaq 60 iV e versões superiores. Outras designações: Lodge, Lounge, Suite e ecoSuite.

► O carregamento de baterias e o ar condicionado podem ser controlados remotamente, através da app Skoda Connect

A ligação online permanente fornecida pelo eSIM incorporado permite que muitas funções sejam apoiadas por suporte online. A informação de tráfego faz uso de dados online, assim como o planeamento de rotas do sistema de navegação.

Através da app Skoda Connect ou do portal da web, o proprietário também pode controlar remotamente o carregamento da bateria, ligar o ar condicionado antes de iniciar a viagem ou definir os horários correspondentes. Além disso, a ligação à internet permite atualizações online para mapas e software do sistema.

“No total, existem dez diferentes pacotes temáticos disponíveis, com a maioria a ser proposta logo na versão base e a mais abrangente na versão Plus”, explica a marca.

Nos níveis de design Lodge e ecoSuite, os revestimentos dos bancos Lodge são feitas em 40 por cento de lã nova, tendo certificada pela Companhia Woolmark que reserva a etiqueta “Wool Blend Performance” para produtos feitos com lã entre 30 e 49,9 por cento de lã nova. Os restantes 60 por cento dos estofos são feitos de poliéster, a partir de garrafas recicladas.

De acordo com o construtor, a pele cor de conhaque dos bancos utilizada na Design Selection ecoSuite é produzida de forma sustentável. Em vez de produtos químicos, a pele foi tratada com extratos de folha de oliveira.

No interior, o ecrã central do Enyaq iV é maior do que o existente em qualquer outro Skoda (13’’).

Simply Clever num elétrico
No que diz respeito a veículos totalmente elétricos, surgem questões diferentes das dos automóveis com motor de combustão. Onde guardo o cabo de carregamento? E como mantenho as mãos limpas ao manusear o cabo? A Skoda encontrou respostas simples e adequadas a estas perguntas. O cabo de carga pode ser facilmente limpo com um limpa-cabo de carregamento após a utilização e há uma tampa de proteção para a tomada de carga. Em seguida, o cabo pode ser guardado num compartimento sob o piso do porta bagagens. O carro também vem equipado com os já clássicos itens do conceito Simply Clever da marca, como o guarda-chuva na porta do condutor e o raspador de gelo com um medidor de profundidade de piso de pneu, o qual, no Enyaq iV, se encontra agora no interior do portão traseiro, em vez de na tampa de abastecimento do combustível.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of