Nascida em 1989 e presente no nosso país desde 1999, a Lexus está a assinalar 15 anos de eletrificação em Portugal.

Numa videoconferência de imprensa de análise ao percurso do construtor do Grupo Toyota e aos seus principais marcos, os responsáveis do importador surpreenderam ao revelar que os seus modelos híbridos são conduzidos em modo elétrico numa grande faixa de utilização.

Sabia que…
… o RX 400h, em 2005, foi o primeiro modelo eletrificado da Lexus?

O modelo combinava um motor V6 a gasolina de 3,3 litros com um motor elétrico. Juntos, produziam 273 cv.

A amostra dada a conhecer pela Lexus reporta-se a um ano de test-drives reais, efetuados por 1311 clientes nacionais, de 1 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019.

Através do “Driveco”, dispositivo ligado ao OBD – OnBoard Diagnostics e está colocado em todos os modelos que fazem test-drive com clientes durante o processo de venda, foi possível monitorizar o tipo de condução feita e, em concreto, registar o tempo e a distância de condução sem o motor a combustão.

Nos ensaios efetuados, em 53% do tempo a condução foi em modo EV a uma velocidade média de 44 km/h.

Em termos de distância, dos 94.575 km feitos nesses ensaios (uma média por cliente de 72 km), 33% dos trajetos foram em modo EV.

Fonte Lexus

Os dados são interessantes dado que a grande maioria dos clientes está pouco habituada a veículos eletrificados, pelo que apresentam um estilo de condução mais característico de um veículo convencional.

A Lexus salienta o facto do seu sistema híbrido integral (full-hybrid) assentar numa arquitetura de 600 V, permitindo que o veículo pode funcionar apenas com energia elétrica em certas situações.

Full hybrid vs. Mild Hybrid

O full-hybrid distingue-se dos sistemas “Mild Hybrid” ou “Híbridos de 48 Volt, os quais não são mais do que sistemas de assistência elétrica projetados para auxiliar o motor a combustão – o veículo não anda sem o motor de combustão, portanto, a condução elétrica (EV) não é possível.

Já no sistema híbrido da Lexus, a bateria de carregamento automático (self-charging) está pronta a atuar e a colocar o veículo logo no arranque.

A Lexus, que integra o Grupo Toyota, resumo no quadro abaixo a evolução do seu sistema híbrido nos últimos 25 anos:

A divisão de luxo da Toyota prepara para o final do ano o lançamento daquele que será o primeiro Lexus 100% elétrico, o UX 300e, com 150 kW (204 cv).

UX 300e será o primeiro elétrico da Lexus. Chega no final do ano.

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

Artigo anteriorADN de Porsche Taycan encontrado em 1898
Próximo artigoOperações logísticas da Volvo mais “verdes” com substituição de camiões por comboio

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of