COVID-19: Beta-i desenvolve programas de inovação colaborativa em ambiente virtual

0
COVID-19: Beta-i desenvolve programas de inovação colaborativa em ambiente virtual

Com a incontornável importância da inovação no mundo corporativo num cenário de mudança, a portuguesa Beta-i, especialista na criação de programas de inovação colaborativa que unem diferentes empresas, entre as quais, startups, está a aproveitar o contexto do COVID-19 para adaptar os seus programas para ambientes virtuais. O intuito é assegurar condições para novos negócios poderem surgir de forma segura.

A empresa cria, assim, um projeto piloto para todos os seus programas nacionais e internacionais.

“A experiência presencial dos bootcamps e das demonstrações de soluções (demo day) dos seus programas foi redesenhada em tempo recorde – para que, numa altura crucial para a economia, a equipa Beta-i, startups e grandes empresas de todo o mundo possam estar juntos virtualmente para continuar a criar projetos com impacto em diferentes setores como a saúde, turismo, energia, mobilidade e economia circular”, explica a Beta-i.

“esta alternativa acaba por gerar maior inclusão e uma conexão mais ampla entre os membros das empresas envolvidas”

“Muito mais que um problema, esta situação revelou-se uma oportunidade para revermos o nosso formato, repensarmos a experiência dos programa de inovação colaborativa e definirmos uma nova forma de atuarmos nestes momentos-chave, assegurando a segurança das pessoas de vários países que se iriam reunir nos próximos meses. É isso que estamos a fazer neste momento”, aponta Manuel Tânger, co-fundador e líder dos programas de inovação colaborativa da Beta-i.

Projetos em curso

Entre os programas que estão a ser impactados pelo cenário do coronavírus estão o Smart Open Lisboa / SOL Mobility (mobilidade), Protechting 4.0 (insurtech, fintech, healthtech), Techcare 2.0 (saúde), The Journey (turismo), Starter Business Acceleration e Free Electrons (energia).

Experiência digital

Segundo Tânger, “é um desafio traduzir a experiência física característica dos programas de inovação colaborativa para uma experiência digital. No entanto, percebemos que é possível manter o fator proximidade e colaboração que traduz o espírito dos programas: encontrar soluções inspiradoras, ser pioneiro no lançamento de tendências que possam beneficiar a economia em escala e proteger o futuro de grandes a pequenos negócios nesta fase crítica”.

Segundo a Beta-i, esta alternativa acaba por gerar ainda uma maior inclusão e uma conexão mais ampla entre as startups e os membros das empresas envolvidas, na medida em que mais colaboradores de grandes empresas, e equipas de startups, poderão estar presentes nas sessões de colaboração e desenvolvimento de planos de pilotos.

Modelo piloto une de forma virtual grandes empresas a startups