As diferentes cores podem levar o nosso cérebro a não interpretar correctamente a temperatura ambiente, levando-nos a pensar que está mais calor ou mais frio do que na realidade.

Os especialistas afirmam que as escolhas de cores podem influenciar o nosso humor, as nossas respostas e mesmo a quantidade de “Gostos” que recebemos nas redes sociais.

Agora, a Ford está a desenvolver estudos no sentido de perceber como a combinação da cor certa com as diferentes situações de condução poderá aumentar a autonomia dos veículos elétricos!

Para efetuar este teste, a marca está a utilizar o novo Transit Smart Energy Concept Minibus, com motorização elétrica a baterias, fazendo modificar a iluminação ambiente para que os passageiros sintam mais calor (com luzes vermelhas) ou mais frescura (com luzes azuis).

Para já, os resultados obtidos na Weather Factory, o centro de testes ambientais da Ford em Colónia, Alemanha, indicam que esta gestão cromática ajuda a aliviar o esforço do sistema de ar condicionado, utilizando-se a energia poupada para aumentar os quilómetros de autonomia do veículo.

Pesquisas levadas a cabo pelo National Renewable Energy Laboratory (Laboratório Nacional de Energias Renováveis), nos EUA, demonstram que a utilização do sistema de climatização num veículo elétrico a bateria pode reduzir em até 50%a sua autonomia. Os veículos com habitáculos maiores, como os miniautocarros, requerem mais energia para manter a temperatura interior e garantir o conforto de todos os passageiros.

Um dia de inverno e outro de verão

Configurado para que o motorista possa monitorizar o estado da temperatura em todos os 10 lugares deste concept, a partir de um ecrã na consola central, os passageiros foram submetidos a um dia de inverno, simulado a 0° C, e a um dia de verão, com temperaturas de 30° C, tendo-lhes depois sido solicitada a avaliação do seu nível de conforto com base nas sensações de “muito quente” ou de “muito frio”.

Em ambos os casos, a iluminação ambiente resultou numa redução do consumo de energia do sistema de climatização, de 3,3% na refrigeração e de 2,5% no aquecimento.

Segundo a Ford, o Transit Smart Energy Concept apresenta várias inovações que permitem otimizar a utilização de energia e reduzir as perdas de calor:

  • Seis painéis solares, montados no tejadilho, que carregam uma bateria de 12 volts que alimenta o aquecimento dos bancos, a iluminação do habitáculo e os sistemas elétricos a bordo.
  • Um sistema de recuperação de calor utiliza o calor residual dos componentes do grupo propulsor, do ar exterior e do ar no habitáculo para aumentar a autonomia do veículo em 20%.
  • Janelas com vidros duplos e ventiladas reduzem as superfícies de contacto com o frio e isolam contra as perdas de calor.
  • Piso traseiro e tejadilho com isolamento reforçado, reduzindo, ainda mais, as perdas de calor do habitáculo.
  • Porta de correr eléctrica, abrindo apenas até metade de modo a reduzir as perdas de calor. O ventilador do aquecimento e do ar condicionado desliga-se automaticamente quando a porta está aberta.
  • Divisória em policarbonato entre a porta do passageiro e a zona de bancos, também contribuindo para uma redução adicional das perdas de calor quando os passageiros entram e saem, protegendo os passageiros dos elementos externos.

“A nossa exposição às cores pode alterar o nosso humor em todos os tipos de situações. Neste caso, trata-se, simplesmente, de utilizar uma iluminação ambiente vermelha para proporcionar uma sensação calor e de uma iluminação ambiente azul para que os ocupantes sintam o interior mais fresco. A redução do esforço no sistema de ar condicionado poderá significar um aumento significativo na autonomia do veículo” – Lioba Müller, engenheira de iluminação, Ford Europa

O veículo dispõe ainda de painéis aquecidos e de aquecimento dos bancos, permitindo a cada passageiro controlar a temperatura da sua própria área. Em futuras versões, está previsto que o condutor possa controlar o aquecimento e o arrefecimento dos bancos individualmente, bem como a desativação de assentos desocupados por via da deteção automática de ocupantes, inspirada nas actuais tecnologias de activação de airbags.

Após estes ensaios iniciais em laboratório, a Ford prevê iniciar os testes de estrada com o Transit Smart Energy Concept.

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