Em Portugal, os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in representam já 8% do total de novos contratos de renting celebrados pela LeasePlan, em 2019, o que, no entendimento desta gestora de frotas, está alinhado com o compromisso da empresa em atingir os objetivos estratégicos das zero emissões líquidas da sua frota a nível global, até 2030.

A nível mundial, a penetração de EV e Plug-in entre as novas aquisições da LeasePlan é a seguinte:

LeasePlan publicou o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade.

Essa ambição foi tornada oficial esta semana, a propósito da publicação do primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade da LeasePlan, no qual se apresenta o progresso da empresa na implementação da sua estratégia geral de sustentabilidade.

O relatório fornece informações sobre as atividades da empresa em cada uma das áreas referidas, assim como uma tabela de resultados que definem o seu progresso.

“Determinados a fazer a nossa parte”

“Queremos ser transparentes com os nossos clientes, investidores e outros stakeholders, sobre como está a correr o nosso percurso rumo às zero emissões e onde podemos melhorar. O nosso mantra é simples: se é relatável, é mensurável – e por isso podemos ser responsabilizados” – Tex Gunning, CEO da LeasePlan

Para Tex Gunning, CEO da empresa, “as mudanças climáticas são o maior desafio que enfrentamos como humanidade e, sendo que o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões globais de CO2, estamos determinados em fazer a nossa parte. É por isso que queremos alcançar as zero emissões líquidas de toda a nossa frota de 1,9 milhão de veículos até 2030, começando pelos veículos dos nossos colaboradores. Essas são obviamente, metas ambiciosas, motivo porque decidimos publicar o primeiro Relatório de Sustentabilidade”.

Relativamente à mobilidade elétrica, a empresa atuará em três níveis:

Implementar um pacote completo com soluções para veículos elétricos (VE) para clientes de 12 países. Uma crescente percentagem da frota da empresa já é VE, “demonstrando o envolvimento sustentado do cliente com a estratégia de zero emissões da empresa”, refere a companhia.

Lançamento do primeiro Green Bond Framework da LeasePlan, que será usado para financiar ou refinanciar a compra de veículos elétricos a bateria (BEV). O título de 500 milhões de euros atraiu mais de 3,5 mil milhões de euros de procura de cerca de 260 investidores.

O LeasePlan Green Bond Framework está alinhado com os Princípios do Green Bond e qualifica-se na categoria “transporte limpo”.

Prevê-se que as receitas apoiem a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ‘Boa Saúde e Bem-Estar’ (ODS 3), ‘Indústria, Inovação e Infraestrutura’ (ODS 9), ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ (ODS 11) e “Ação climática” (ODS 13). Uma segunda opinião foi fornecida pela Sustainalytics.

Organizar uma série de eventos educacionais sobre VE para clientes e publicar vários insights e manuais, como o Sustainable Fleet Benchmark, para ajudar os clientes a tomarem decisões informadas sobre a condução elétrica.

Compromissos assumidos na área da sustentabilidade

A LeasePlan definiu três pilares para a sua estratégia de sustentabilidade, assumindo em conformidade diversos compromissos:

Marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões: A LeasePlan está comprometida em assumir um papel de liderança na transição da indústria de motores de combustão interna para motores alternativos. Isso inclui alcançar as zero emissões líquidas de toda a frota global até 2030, bem como a transição de frota de veículos para BEV até 2021, ou assim que as condições locais o permitirem.

A LeasePlan é também parceira fundadora da iniciativa EV100 do Climate Group, uma iniciativa global de negócios projetada para acelerar a adoção de EV e infraestruturas entre as principais companhias do mundo.

Fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social: A LeasePlan está comprometida em fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social, com foco em áreas específicas, incluindo: aumentar a diversidade da sua força de trabalho; garantir que os fornecedores e parceiros de negócios cumprem o Código de Conduta do Fornecedor LeasePlan; melhorar a segurança do condutor; melhorar o compromisso dos funcionários; e trabalhar para ter um impacto positivo nas comunidades em que a LeasePlan opera.

Reduzir o seu próprio impacto ambiental: A LeasePlan está comprometida com o desenvolvimento de políticas, planos e metas para reduzir o seu impacto ambiental. As áreas de destaque incluem: redução das emissões totais de CO2 kg/m2 dos edifícios da LeasePlan; aumentar a proporção de energia renovável usada nos edifícios da LeasePlan; e redução do uso geral de energia (kWh por m2) nos edifícios da LeasePlan.

Artigo anteriorJaguar Land Rover organiza ação para interessados testarem gama eletrificada
Próximo artigoCampanha de sensibilização para limpeza do mar em Matosinhos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of