Mattias Ekström e os desafios postos por um EV de corridas

0
754

Mattias Ekström, embaixador Cupra e piloto oficial do e-Racer, tem estado envolvido no desenvolvimento do 100% elétrico e-Racer, e já testou pela primeira vez o veículo em asfalto no Circuito de Montmeló, em Barcelona.

O piloto sueco tem trabalhado lado-a-lado com a equipa de engenheiros e técnicos para ultimar este carro de corridas de forma a competir em 2020 na nova categoria de corridas ETCR (Electric Touring Car Racing).

Ekström assume que o seus maiores desafios são habituar-se a pilotar “sem caixa de velocidades e sem o som do motor como referência para saber, por exemplo, a que velocidade devo entrar na curva”.

“Preciso de mais tempo para me habituar ao som do carro. É muito mais silencioso do que qualquer outro que tenha pilotado, e eu sou um piloto muito emocional. Também tenho que interiorizar a importância da gestão da energia a cada volta, algo de extrema importância num carro de corridas elétrico, quase tanto como a velocidade”, refere o nórdico.

Das sensações melhores que o piloto tem extraído do contacto com este musculado modelo, Ekström aponta a saída das curvas lentas do circuito quando aplica a potência máxima.

Sobre a sua expectativa para as corridas ETCR, o piloto diz que corre “sempre para vencer, por isso será esse o espírito com o Cupra e-Racer, tal como foi com todos os automóveis de competição que pilotei. Portanto, o meu sonho é ganhar e ser campeão. Quero por a Cupra no pódio da competição automóvel mundial”, declara Mattias Ekström.

CUPRA E-Racer
  • Velocidade máxima: 270 km/h
  • Aceleração: 0-100 km/h em 3,2 segundos; 0-200 km/h em 8,2 segundos
  • Os seus quatro motores são capazes de fazer 12.000 rotações, em comparação com as 6.500 de um carro de competição a gasolina, e apenas com uma única relação de transmissão
  • Tem uma potência contínua de 300 KW, chegando a picos de 500 KW
  • A bateria, com 450 kg, é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto

 

Artigo anteriorCentenário da Mazda celebrado com eletricidade
Próximo artigoHalloween? Os vampiros de energia atacam quando menos espera

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of