Especialistas na lavagem e cuidado de veículos garantem que os automóveis elétricos e híbridos podem ser lavados com total segurança em máquinas, túneis e centros de lavagem à pressão, pois não há qualquer risco de serem danificados o sistema elétrico nem as baterias.

A Istobal é um grupo multinacional localizado em Valência, líder no design, fabrico e comercialização de soluções para a lavagem e tratamento de veículos.

A garantía é da Istobal, grupo espanhol especializado em soluções de lavagem e tratamento para automóveis.

A Istobal refere que os veículos elétricos e híbridos não apresentam grandes diferenças ao nível da limpeza em comparação com os automóveis a gasolina ou Diesel.

Para além de se verificarem se as janelas, o teto de abrir e as portas estão bem fechadas – procedimento extensível a qualquer automóvel – os especialistas da Istobal aconselham que sejam seguidas algumas recomendações sempre que sejam lavados automóveis em equipamentos de lavagem automática e à pressão para assegurar uma limpeza com a máxima qualidade e com todas as garantias.

Limpeza em túneis de lavagem

No caso dos túneis de lavagem, é necessário que o automóvel esteja ligado, em ponto morto e sem o travão de mão acionado, para que a corrente de arrasto do túnel de lavagem o possa retirar. Os automóveis elétricos, híbridos e automáticos devem estar na posição N (neutro), para que as rodas não fiquem travadas e o automóvel possa avançar pelo túnel de lavagem.

No túnel de lavagem, o carro deve estar ligado e em posição neutra, com bateria suficiente. Os automatismos, como o limpa para-brisas, devem estar desativados.

Além disso – aponta a Istobal – é aconselhável desativar todos os automatismos como o limpa para-brisas automático dianteiro e traseiro, recolher os espelhos retrovisores exteriores, retirar a antena e todos os elementos salientes, como suportes de bagagem e outros acessórios.

Nos automóveis híbridos recomenda-se a entrada no túnel com bateria suficiente para poder realizar a lavagem com o motor elétrico.

Máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão

No caso das máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão, a Istobal aconselha que a limpeza se realize com o motor desligado e com o travão de mão acionado.

Em qualquer das opções de limpeza, será ainda necessário certificar que não existe qualquer elemento defeituoso no veículo que possa ser afetado durante a lavagem e retirar os elementos externos que não estejam presos ao veículo. Para as máquinas de lavagem será necessário também recolher os espelhos retrovisores e retirar a antena.

Outras recomendações para a lavagem num centro de pressão incluem: não deixar que o produto de lavagem seque sobre o veículo porque pode tirar o brilho das partes metálicas, escolher a pistola adequada para cada fase de lavagem e pulverizar o veículo de cima para baixo, mantendo uma distância mínima de 30 cm entre a ponta da lança e o veículo.

Em relação aos programas de lavagem adequados em túneis e máquinas de lavagem e centros de pressão, a Istobal aconselha a pré-lavagem com produtos adequados e eficazes para a sujidade mais difícil, além da utilização de ceras para proteger a pintura do veículo.

Artigo anteriorCardkit: A cidade 3D feita de papel reciclado
Próximo artigoEuroDoble’19: forum sobre gestão e proteção de redes elétricas no Porto