Campeão de F1 alinha em empresa de partilha de trotinetes

0
Campeão de F1 alinha em empresa de partilha de trotinetes

Na mais recente ronda de financiamento, o operador de micromobilidade alemão TIER passou a contar com um ex-campeão do mundo de Fómula 1 entre os seus investidores “business angels”. Trata-se de Nico Rosberg que, com as cores da  Mercedes AMG Petronas F1 Team arrecadou o ceptro mundial, em 2016.

Esta última ronda de levantamento de capital da TIER ficou também marcada pelo facto da Indico Capital Partners, sociedade de capital de risco de fundos portugueses, ter decidido entrar também no negócio, num investimento de 3,25 milhões de euros.

Nico Rosberg, piloto alemão, campeão do mundo de Fórmula 1 em 2016.

É, de resto, a primeira vez que um fundo de capital de risco português investe numa empresa de partilha de trotinetes elétricas.

De acordo com a Indico Capital Partners, a TIER foi ainda a mais rápida das empresas de trotinetes a atingir a cifra dos dois milhões de viagens na Europa.

Juntamente com a Northzone, a Whitestar, a Point Nine, a Speedinvest, a Kibo Ventures, a Indico Capital Partners, Nico Rosberg e outras firmas de capital de investimento e “business angels”, a TIER arrecadou mais de 30 milhões de euros nesta fase.

Este operador de trotinetes elétricas está presente em 24 cidades (entre as quais, uma portuguesa, Lisboa), tendo um portefólio global de 10 mil scooters.

Novo modelo em breve

O reforço de capital surge numa altura em que a TIER anunciou um novo modelo de scooter, mais resistente, projetado para durar 12 meses em operação (mais que o dobro da média de scooters do mercado). A nova trotinete, que deve começar a chegar progressivamente aos diferentes mercados, tem pneus de 10 ”, autonomias de 35 a 40 km, suspensão aprimorada e travões mais potentes (incluindo um sistema de travão elétrico nalgumas variantes).

Lawrence Leuschner, CEO da TIER, refere que “a TIER é considerada a empresa que mais cresce na história da Alemanha, já que tem mostrado resultados exponenciais desde que iniciou as suas operações em outubro do ano passado. Estamos muito satisfeitos em contar com a Indico como nossos investidores e parceiros”.

Stephan Morais, Managing General Partner da Indico, mencionou que “estamos comprometidos em ajudar a mudar a forma como as pessoas se movem nas cidades, de forma mais sustentável e ambiental, e a TIER possui as métricas mais impressionantes da Europa. A execução é incrível”.