A Efacec participou na construção da maior central de biogás da Europa, localizada em Korskro, na Dinamarca. A infraestrutura, agora oficialmente inaugurada, já se encontrava em funcionamento, tendo iniciado a operação 12 meses após o início do projeto, e vai produzir cerca de 37 milhões de Nm3 (Normal metros cúbicos) por ano, que serão encaminhados para a rede de gás natural do país.

Focada na investigação e desenvolvimento tecnológico de soluções que contribuam para um mundo mais sustentável, a Efacec é um importante player internacional na área do ambiente, oferendo soluções “chave-na-mão” e customizadas para os seus clientes. As soluções disponibilizadas vão desde a conceção e projeto à realização e exploração de sistemas, como estações de tratamento de água e de efluentes, estações de captação, bombagem e adução de água, exploração dos sistemas desde a automação de processo, controlo e monitorização, despoeiramento, ensilagens e transportes pneumáticos e mecânicos, sistemas de telegestão e indústria.

Este projeto representa um negócio avaliado em 9,3 milhões de euros para a Efacec.

A central de biogás, pertencente à empresa Nature Energy, assenta num princípio de economia circular.

Neste projeto, a Efacec teve a seu cargo o design, construção, entrega e instalação de máquinas e equipamentos elétricos, incluindo o sistema SCADA.

708 mil toneladas/ano de biomassa

Entre os ganhos ambientais desta infraestrutura destacam-se o processamento de cerca de 708 mil toneladas anuais de biomassa, divididos da seguinte forma:

  • 521 mil toneladas são estrume;
  • 100 mil toneladas são palha da cama dos animais, silagem de relva e culturas energéticas;
  • e 87 mil toneladas são subprodutos orgânicos.

A inauguração da central de biogás contou com a presença da ministra do Planeamento e Desenvolvimento dinamarquesa, Ulla Tørnæs.

Artigo anteriorRecorde de participantes no Encontro Nacional de Veículos Elétricos
Próximo artigoCidades do mundo mais amigas de bicicletas? Há um ranking com 90 cidades. Uma é portuguesa