A Ural é um construtor russo de motociclos com um historial ligado a sidecars. Desta feita, apostou num sidecar elétrico numa parceria com a Zero Motorcycles.

Trata-se, para já, de um protótipo desenvolvido a partir da existente plataforma cT da Ural, com todo o conjunto motopropulsor, incluindo baterias, a ser fornecido pela Zero Motorcycles.

Fundada em 1939 em Irbit na Rússia, a Ural Motorcycles fabrica motos com sidecar desde 1941. O importador nacional da marca é a Zemarcks.

“Sempre soubemos que o nosso sidecar apresenta a plataforma perfeita para construir uma moto elétrica com sidecar, pois pode oferecer o que os motociclos de duas rodas convencionais não oferecem: conforto, estabilidade e segurança aos passageiros, sem mencionar mais espaço para as baterias”, afirma o fabricante.

Baterias incorporadas no sidecar

A estabilidade, graças às suas três rodas, é reforçada pelo seu baixo centro de gravidade e distribuição de peso, também por via dos dois packs de baterias incorporados, um ZF13.0 e um ZF6.5 que juntos proporcionam 19,5 kWh. Para se ter uma ideia, é uma capacidade de bateria superior à que o Smart Eletric Drive possui (17,6 kWh).

Na conceção do veículo, a zona do sidecar foi aproveitado para alojar mais baterias.

165 km de autonomia

A autonomia anunciada para este veículo de 2,33 metros de comprimento por 1,62 metros de largura é de 165 km.

O motor, o Zero Z-Force, possui 45 kW de potência e 110 Nm de binário, possibilitando uma velocidade máxima de 140 km/h, sendo a velocidade de cruzeiro ideal recomendada de 105 km/h.

O sistema de carregamento assenta num módulo interno de 1.3 kW para um disjuntor padrão de 115V/15A. A marca refere que são necessárias 13 horas para carregar as baterias do vazio até 95%.

Veículo de produção: possível dentro de dois anos

Quanto a planos de produção, a Ural estima que demoraria 24 meses a aprontar uma versão final, com a vantagem do sidecar poder, nessa altura, incorporar tecnologia mais recente.

O construtor deverá fazer a apresentação pública deste seu modelo em Long Beach, Califórnia, no evento Progressive Motorcycle Show, de 16 a 18 de novembro.

Artigo anteriorQuando fazem um EV que tenha metade do sexy que tem um Tesla?: ministro “pica” alemães
Próximo artigoOs três primeiros autocarros elétricos de Aveiro chegam em dezembro