A Galp vai instalar mais 18 carregadores rápidos de veículos elétricos durante o ano de 2018, passando a operar 36 carregadores deste tipo.

Com estes carregadores a empresa garante uma rede de carregamento que permite aos utilizadores dos veículos elétricos realizarem viagens de longa distância nas principais vias do país sem a ansiedade de controlo da autonomia das baterias, permitindo a carga de 80% da bateria em cerca de 20 minutos.

Existem atualmente em Portugal cerca de 8.000 veículos elétricos cujas vendas têm vindo a duplicar anualmente, nos últimos anos. Para além de garantir as ligações internacionais a Espanha e ao centro da Europa, serão igualmente instalados os primeiros carregadores deste tipo em zonas urbanas, nomeadamente quatro em Lisboa e três no Porto.

Efacec parceiro

A estratégia da Galp para a mobilidade elétrica foi forjada através de parcerias com a Efacec, que produz e desenvolve os pontos de carregamento rápidos, a Mobi.e, que gere a infraestrutura de carregamento elétrico, e os principais construtores automóveis.

Historial elétrico da Galp na Europa
O primeiro ponto de carregamento elétrico da Galp – que foi o primeiro ponto de carregamento rápido elétrico instalado num posto de abastecimento de combustíveis em toda a Europa – foi instalado em 2010 na área de serviço de Oeiras, na A5.

Seguiram-se Pombal e Aveiras, na A1, que permitiram ligar Lisboa e o Porto em ambos os sentidos.

Em 2016, a Galp instalou novos pontos na A2, entre Lisboa e o Algarve, distribuídos de forma a garantir intervalos adequados à autonomia média dos veículos elétricos e permitindo a ligação do país de Norte a Sul.

Em 2017, juntaram-se outros sete carregadores rápidos, alargando a rede para um número total de 18.

No total, existem hoje 55 postos de carregadores rápidos em operação em todo o país.

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